segunda-feira, 15 de abril de 2013

Limpando Lambaris


 Limpando lambari - como limpar lambaris


    Um grande conselho : não leve lambari para limpar em casa. Voce vai chegar em casa tarde, cansado, com a barba a fazer, sujo e com fome. Nesta hora, limpar lambaris é um grande castigo. Por isso, limpe os lambaris na beira do rio. Além de tudo isso, se você limpar em casa, vai ainda ter que limpar o local da limpeza.
    Se você guardar os lambaris na geladeira para limpar no dia seguinte, vai notar que as vísceras amoleceram, e as escamas secaram. E também que as vísceras apodrecem facilmente, e acabam contaminando o resto do peixe. As escamas secas não saem facilmente. Por isso, o lambari deve ser limpo enquanto está ainda fresco.
    Mas se acontecer essa fatalidade, de ter que limpar lambaris em casa, forre a mesa com jornal e limpe os lambaris sem usar água (tire as escamas, abra o lambari e retire as vísceras, sempre sobre o jornal, sem usar água). Sua mão vai ficar toda suja, voce pode limpa-las de vez em quanto, usando também jornal. Terminada a limpeza, embrulhe as vísceras, voce vai notar que a mesa ficou limpinha. Agora, é só lavar as mãos e os lambaris.
    Não dê lambari sujo para seu amigo, vizinho, etc; ele vai agradecer muito, mas depois vai te amaldiçoar, e talvez até jogue os peixes fora. Não dê Migué, é feio. 
Limpeza – My Way – meu modo de limpar lambaris 
    Eu já tentei de tudo para facilitar esta tarefa ingrata. Cheguei a conclusão de que a melhor maneira é abrir todos os lambaris com uma tesourinha e em seguida eviscerá-los na beira do rio, aproveitando a água corrente.
Faço isso em três etapas : 1- descamar; 2-abrir; 3-eviscerar
 
1 - Descamando os lambaris.
    É uma tarefa muito fácil se você tiver um samburá do tipo longo. É só colocar duas ou três pedras pequenas junto com os lambaris e balançar tudo. As pedras servem para fazer atrito com os lambaris e também para facilitar o balanço.
Com esse truque, é possível descamar 300 lambaris em 3 minutos.
2 – Abrindo os lambaris
    Esta é a tarefa mais chata. Para abrir o lambari, o ideal é usar uma tesourinha de ponta fina. Enfie essa ponta no fiofó do lambari e recorte. Para facilitar, aperte a barriga do lambari, o fiofó vai ficar bem visível. Segure o lambari e posicione as mãos sempre na mesma maneira, apoiando a mão direita sobre a mão esquerda. Esse apoio é importante, por que vai facilitar a mecânica da mão direita, que segura a tesourinha. Voce pode abrir até 150 lambaris em 10 minutos usando esse método.
3 – Eviscerando os lambaris
    É um trabalho muito fácil, pois o lambari tem as vísceras bem separadas do resto do corpo, saem facilmente. Não é necessário retirar as guelras, elas não fazem mal ao estomago e não tem gosto ruim. Uma vez retirada as vísceras, não é necessário mais nada. Quanto mais você limpa o lambari, mais sem gosto ele vai ficar. Por que a gordura do lambari é que dá um gostinho especial e se você limpar muito, vai sair esta gordura.

    Você pode ser daqueles que gostam de fazer uma super-limpeza no lambari, lavando bem as partes internas, tirando a gordura, etc. saiba que quando ele sai da frigideira e vai para a mesa, ninguém vai te parabenizar por isso E também não vai notar nada de diferente.
    Como sempre costumo dizer, lambari caiu na frigideira, chiou, fez "schiiiii", tá valendo. Se tinha tripinha sobrando, já era.

(tags: pescaria lambari limpeza lambari dicas )














Um comentário: