segunda-feira, 15 de abril de 2013

Foz do Areia e Pousada do Madruga


Pousada do Madruga - Foz do Areia - pescaria de lambaris

A usina de Foz do Areia parece ser o local preferido dos lambarizeiros curitibanos. O local é um dos melhores pesqueiros de lambaris de rabo vermelho do Paraná. As pousadas dali vivem lotadas de curitibanos. Nos feriadões, quem chegar tarde pode encontrar as pousadas lotadas. Não sei exatamente a razão por que ali dá tanto lambari. A minha teoria é que os lambaris chegam até aquele ponto e encontram a barragem, e ficam por ali mesmo, confusos.
Mapa Curitiba-Foz do Areia : 340 quilômetros.
O lambari da Foz do Areia é o rabo vermelho. Na minha opinião, é um lambari fácil de se pegar. Ele não tem muita malícia, tem pouco instinto de desconfiança, e ataca muito bem qualquer isca.

Pesqueiro do Limoeiro



A maioria dos pescadores prefere pescar após a barragem. Há um local denominado de Limoeiro (por que ali antigamente existia um pé de limão) que vive lotado de pescadores. É o melhor local. Há também o pesqueiro da prefeitura, mas fica na barragem. Do lado oposto ao Limoeiro, há um bom pesqueiro, chamado Trapiche. Eu prefiro pescar no Limoeiro.
Para chegar ao LImoeiro, vindo de Curitiba, atravesse a barragem. A 150 metros do final da barragem, a direita, há uma estradinha. Deste ponto até a entrada do Limoeiro, são 3,9  km.

Acesso ao Limoeiro, logo após a barragem

Quem for ao limoeiro pode encontrar o acesso ao rio em péssimas condições, cheia de buracos. Por isso é melhor estacionar na estrada e descer ao pesqueiro a pé. Mas se o acesso permitir descida de carro e o pescador descer com ele, vai uma dica : deixe o carro já virado para saída do local. Por que se começar a chover, o acesso, que é uma subida braba, vira um sabão e carro nenhum sai de lá. Por isso, se começar a chover e você ficar manobrando carro, já era. 

A Pousada do Madruga

A Pousada do Madruga é lendária entre os lambarizeiros de Curitiba. Quem não conhece, já ouviu falar dele. Fica na beira da represa, a 7 km da rodovia. É a melhor pousada, e também a mais familiar, por que o Madruga impõe regras. O restaurante fecha as 22:00, e o Madruga não gosta de barulho e algazarra no local. 
Trabalham na pousada o Madruga, o filho e as vezes a filha e a nora. Por isso é bastante comum pescador ir lá com esposa ou namorada, que se sente muito a vontade no local. O único defeito da pousada : os banheiros são coletivos, sendo 2 para os homens e 2 para as mulheres.

Pousada do Madruga GE1

A pousada oferece café da manhã, almoço, jantar, banho e pouso. Também limpa e congela os lambaris. Muitas vezes o lambari que você pega não é o que você leva para casa, mas não tem problema, o lambari será sempre fresco. Por que se você pega 5 quilos de lambari no sábado e vai embora no domingo de manhã, os lambaris que você pegou no sábado não será limpo nem congelado a noite. Na manhã de domingo, você leva 5 kg. de lambari limpo e congelado, mas não são os que você pescou.
A comida é trivial, mas bem feita, arroz, feijão, fritas, carne, salada, cozidos, etc. Porem o café, seu Madruga, é tão fraco que as vezes não tem nem força para sair da garrafa térmica.
O Madruga tem um pesqueiro, mas é de difícil acesso, principalmente quando a represa está baixa.

Link para indice



8 comentários: